Reestruturação para potencialização da equipe comercial e administrativa

Case de Sucesso

As simulações de vendas são fundamentais para que a técnica de vendas seja internalizada e praticada. Os consultores de vendas se desenvolveram e se tornaram mais profissionais. O crescimento nas vendas em 2022 foi de 15%, demonstrando que a profissionalização e treinamento da equipe fez a diferença.

Com quase 30 anos de mercado, a Autoescola Máxima, localizada em Betim – Minas Gerais, se destaca por atuar com excelência na prestação de serviço com a qualificação e treinamento constante de toda nossa equipe. Possui estrutura completa, com instalações e equipamentos modernos, professores e instrutores com grande experiência e são reconhecidos como uma das melhores autoescolas de Minas Gerais com excelentes níveis de aprovação. Através de uma formação consciente e responsável, transforma sonhos em realidade.

Além disso ainda atua com forte envolvimento com a sociedade, através de programas populares (CNH POP) que ajudam a população mais vulnerável ter sua habilitação e sonhos alcançados.

Assessments para identificação do perfil da equipe

O primeiro trabalho com a Máxima, realizado entre os meses de setembro e dezembro de 2021, foi a aplicação de assessments com foco na equipe administrativa/ comercial. Para isso a consultoria colocou em prática o levantamento e diagnóstico através do People Analitics, para análise da cultura, padrões existentes e nas competências principais dos membros da equipe.

People Analitics:  Esse método de análise de dados previamente coletados, ligados às pessoas de uma organização tem como objetivo desenvolver um plano estratégico, possibilitando ações assertivas. O processo divide-se em 4 etapas, que são: coleta de dados, análise, diagnóstico, e prescrição.

A partir da análise realizada desenvolveu-se o projeto de divisão das responsabilidades da equipe de atendimento, que anteriormente exercia as funções tanto de vendas quanto administrativas. Através da análise do perfil e entrevistas realizadas propôs-se a divisão da equipe por departamento: Comercial e Administrativo.

Após definição de salários e remuneração variável, fez se reunião com equipe para que estes pudessem entender as mudanças e concordar com elas.

O processo de readequação com a equipe durou 6 (seis) meses e posteriormente foi trabalhado com a gerência a mesma divisão. De forma gradativa toda a equipe foi adaptada e treinada na nova rotina, podendo exercer plenamente as atividades propostas.

Treinamento para equipe de vendas

A partir da definição da equipe de vendas, e dentro do processo de mudança, iniciamos o treinamento de alta performance em vendas. A equipe foi inserida no mundo técnico das vendas, aprendendo mais como atender o cliente, prospectar, negociar e fidelizar.

Trabalhamos com simulações de vendas para que a técnica fosse internalizada e praticada. A equipe foi se desenvolvendo e se tornando mais profissional.

O crescimento nas vendas em 2022 foi de 15%, demonstrando que a profissionalização e treinamento da equipe fez a diferença.

Estruturação da equipe administrativa

A área financeira e administrativa foi reorganizada, provendo a gerência administrativa financeira mais autonomia e controle das operações. Implantamos procedimentos para o setor financeiro com foco no Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC), que trouxe mais transparência e possibilidade de análise estratégica por parte da gerência e diretoria.

Para 2023 a meta é intensificar os treinamentos das áreas administrativa e comercial, além de implantar o fluxo de caixa no sistema interno financeiro próprio para autoescolas, trazendo assim mais agilidade e organização.

10 incríveis entregas nesses 15 meses de consultoria:

  1. Crescimento de 15% nos resultados;
  2. Organização dos processos administrativos/ financeiros;
  3. Padronização dos demonstrativos financeiros para análise;
  4. Profissionalização da equipe de vendas;
  5. Melhoria da organização interna para atender ao cliente;
  6. Desenvolvimento da equipe gerencial;
  7. Envolvimento da equipe de operações nas estratégias da empresa (instrutores de legislação e direção);
  8. Desenvolvimento do código de ética e conduta, trazendo mais responsabilidade e compromisso da equipe.
  9. Pesquisa de clima, identificando pontos a desenvolver na área de gestão de RH;
  10. Aumento do engajamento da equipe com realização de treinamentos e workshop.

A Loris Consultoria se orgulha em fazer parte da história da Máxima Autoescola.

Um agradecimento especial aos diretores e gerentes que potencializaram as ideias e implementaram as ações propostas junto com nossa consultoria.

A Loris é reconhecida por promover o engajamento de profissionais e empresas, trabalhando atração e seleção de talentos, consultoria de RH, planejamento estratégico do negócio e treinamentos personalizados.

A Loris acredita que desenvolver profissionais, alinhando-os estratégias do negócio, é a alternativa que gera maior retorno para o empreendedor e para o profissional.

Para trazer soluções sempre personalizadas para seus clientes a Loris continua investindo em conhecimento e pesquisa, para estar sempre preparada para ser a base para voos cada vez maiores de seus clientes.

Loris Consultoria, Treinamento e Coaching.

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