Estratégias de RH alinhadas aos objetivos do negócio

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Loris e Roupa Mágica – Estratégias de RH alinhadas aos objetivos do negócio, resultados positivos alcançados em 1 ano de consultoria

A Roupa Mágica é uma empresa mineira, do ramo de varejo infanto-juvenil, com décadas de atuação, e atualmente com 6 lojas em Minas Gerais. Em sua essência está o desejo de entregar o melhor produto, considerando qualidade, preço e atendimento. Por meio de um acolhimento personalizado realizam os sonhos das mamães, papais e crianças.

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Com o crescimento no número de lojas e colaboradores, a empresa sentiu a necessidade de reorganizar o setor administrativo e comercial, com objetivo de profissionalizar sua equipe, organizar fluxos e processos, para potencializar sua capacidade de atendimento e assim crescer ainda mais.

Com o objetivo de implementar um projeto de gestão de pessoas e RH, principalmente no que tange ao desenvolvimento de seus profissionais e preparação para atuar nas novas diretrizes, a empresa viu as soluções de consultoria de RH da Loris como fortes aliadas.

Conheça um pouco de como foi a atuação do consultor de RH da Loris na Roupa Mágica:

  • ◊ Diagóstico e plano estratégico
  • ◊ Mapeamento da equipe comercial e administrativa
  • ◊ Estratégias de RH
  • ◊ Novos indicadores da equipe de vendas do varejo
  • ◊ Criação de novo cargo: supervisor comercial
  • ◊ Novos benefícios e ações do RH
  • ◊ Resultado alcançados.

1. Diagnóstico e plano estratégico corporativo

O período pós pandemia se apresenta com muitas mudanças no cenário empregatício, tanto na busca de melhorias no relacionamento com o cliente quando na preparação da equipe de vendas que proporcionará esse atendimento.

Portanto, era preciso além de organizar o setor de RH, também identificar os perfis ideais para atuação na área comercial e administrativa da empresa.

Com o crescimento, em número de lojas e também colaboradores, era preciso organizar os processos, melhorar a forma de remuneração e controle de indicadores da equipe comercial e estruturar o RH.

2. Mapeamento da equipe comercial e administrativa

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O projeto começou a partir de uma análise comportamental de todos os profissionais, através de uma ferramenta diagnóstica digital, com reuniões individuais.

A partir disso foi traçado um mapa das competências essenciais aos cargos, comparando perfil e resultado. Além disso, pode-se entender o funcionamento e a cultura já inserida no negócio e nos relacionamentos internos.

Nas reuniões individuais, cada colaborador pode compartilhar sentimentos, desejos, percepções e necessidades, indicando sua visão do negócio, objetivos e realizações.

3. Estratégias de RH

A partir da análise comportamental da equipe (People Analytics) foram traçadas as principais ações, dentre elas descrição dos cargos, novas contratações com critérios baseados nas análises, definição de políticas de incentivo para a equipe de vendas e administrativa.

4. Novos indicadores para equipe de vendas do varejo

A Loris, através de sua consultora Paula Lourenço, implantou juntamente com diretoria e gerente comercial os novos indicadores de performance para a equipe de vendas. O alcance de cada indicador proporcionava ao vendedor um prêmio, replicado ao gerente de loja quando mais da metade da equipe de vendas atingia o indicador individual, promovendo assim uma sinergia no comercial onde todos buscavam entender os indicadores e buscar os resultados.

Indicadores iniciais traçados:

  • Número de clientes atendimentos (Q+ Convert)
  • Ticket médio por venda (Top Ticket)
  • Produtos por venda (Super P)
  • Ticket Médio por produto (Item +)

=> O engajamento da equipe foi imediato e a busca pelos resultados trouxe um aumento nas vendas expressivo.

5. Criação de novo cargo de supervisor comercial

Para ampliar a capacidade de suporte aos gerentes e auxiliar a diretoria no desenvolvimento e implementação de estratégias comerciais e de expansão foi criado um cargo: Supervisor comercial. A contratação do supervisor proporcionou maior agilidade de execução de vendas, acompanhamento mais próximo da gestão de loja e estratégias do salão de vendas.

A contratação de supervisor com experiência e perfil comportamental foi realizado conforme mapeamento prévio, e estruturação de processos para inserir no novo organograma esse papel. Cargo com posição estratégica de ligação Diretoria e Gerentes de loja.

Mais uma decisão acertada e melhores resultados alcançados!

6. Novos benefícios e ações de RH

Novo benefício de cesta básica alinhado ao resultado e assiduidade, além de ações de RH para incentivar equipe interna com comunicação mais eficaz, comemorações internas, brindes de aniversário, dentre outras.

A inserção da cesta básica trouxe uma motivação e melhoria do engajamento das equipes de vendas e administrativa. Além disso, a promoção de melhoria na qualidade e alimentação da equipe.

Muito profissional e tem gerado
excelentes resultados em nossa empresa!
Hari Roussos

7. Resultados alcançados com a parceria da Loris com o Roupa Magica, no prazo de 12 meses:

  • 1. Estruturação da equipe administrativa/ marketing;
  • 2. Maior engajamento da equipe de vendas com os objetivos da empresa;
  • 3. Preparação da gerência com nova supervisão comercial;
  • 4. Padronização de processos do RH, profissionalizando o setor, trazendo maior credibilidade;
  • 5. Apoio nas decisões estratégicas do negócio relacionados às pessoas.

Hoje a Loris é reconhecida por promover o engajamento de profissionais e empresas, trabalhando atração e seleção de talentos, consultoria de RH, planejamento estratégico do negócio e treinamentos personalizados.

A Loris acredita que desenvolver profissionais, alinhando às estratégias do negócio, é a alternativa que gera retorno ao empreendedor e ao profissional.

Para trazer soluções sempre personalizadas para seus clientes a Loris continua investindo em conhecimento e pesquisa, para estar sempre preparada para ser a base para voos cada vez maiores de seus clientes.

Loris Consultoria, Treinamento e Coaching.

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