Reestruturação do atendimento e valorização dos colaboradores

Case de Sucesso

Treinamento Conexão e Valores da equipe Ascombet.

Devido ao crescimento rápido da associação e da equipe, era preciso profissionalização dos colaboradores, estabelecimento de processos de trabalho e de uma gestão participativa e organizada. A Loris Consultoria tem atuado de forma estratégica e tática na condução das mudanças em conjunto com os diretores, trazendo melhor performance da equipe e benefício aos associados.

A história da ASCOMBET

A ASCOMBET é uma Associação de Consumidores de Medicamentos de Betim, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte/MG, no Centro de Betim. Possui atendimento diferenciado de seus associados. Pois, ela tem por missão oferecer medicamentos e outros produtos de qualidade, com o menor preço, prestando informações claras, seguras e precisas, primando pelo atendimento humanizado e personalizado, buscando sempre a satisfação do associado

Em fevereiro de 2023 ela completou 7 anos, com mais de 7000 famílias beneficiadas, expandindo cada dia mais, além das fronteiras de Betim. Seu projeto é grande e hoje conta com uma equipe em constante evolução, exigindo da gestão a busca constante por treinamentos personalizados para melhor atender seus associados.

A história da Loris e ASCOMBET

A parceria Loris e ASCOMBET iniciou-se em meio a pandemia, em Maio de 2020, quando surgiu a necessidade de organizar os processos de gestão de pessoas, com foco na valorização dos colaboradores.

Todavia, essa valorização é muito importante para seus idealizadores, hoje presidente e diretores da empresa. O objetivo ainda é formar novos profissionais, possibilitando o conhecimento prático. Uma das estratégias adotadas é a contratação de estagiários de nível técnico ou superior, desenvolvendo-os a ponto de se tornarem farmacêuticos e alçarem voos maiores, promovendo o desenvolvimento de sua própria equipe e até mesmo oportunizando uma perspectiva futura para os jovens.

Atualmente, a equipe conta com profissionais que começaram quando ainda eram estudantes e já são profissionais formando outros.

Excelente… o pessoal da Loris é de extrema competência….habilidosas e ágeis nos processos… nos ajudaram e ajudam no desenvolvimento da nossa empresa e de nossos colaboradores.. só temos gratidão por essas meninas!!!”

Aline Barbosa Rezende Pereira

Implantação de processos e gestão de trabalho

Devido ao crescimento rápido da instituição e da equipe a profissionalização dos processos e de gestão foi necessária para melhor performance de todos os colaboradores. Afinal, estabelecer padrão de atendimento e criar fluxo de processos foi primordial para equipe.

A Loris Consultoria de RH, através de sua consultora Ana Paula Caixeta, auxiliou na implantação da política de regime de competências, através da criação de:

◊ Descrição de cargos, sentando com um responsável indicado pelos diretores para informar o que, como e por quê se realiza cada atividade;

◊ Regulamento interno, descreveu os direitos e deveres / obrigações dos colaboradores;

◊ Criação do fluxo dos processos, possibilitou a visualização de como acontece cada atividade.

Ademais, esses instrumentos são peças fundamentais para a preparação básica da implantação do plano de cargos e salários.

A implantação dessas ações possibilitou que todos tivessem mais clareza do seu papel e em como agir em situações específicas.

Mapeamento da equipe através da ferramenta DISC

Posteriormente foi realizado o mapeamento de equipe. Ele possibilita que cada colaborador e gestor conheça seu perfil comportamental. A ferramenta utilizada é baseada na metodologia DISC, de William Moulton Marston, que foi um psicólogo americano especializado em comportamento humano e que criou a máquina de detectar mentiras, o polígrafo.

Afinal, conhecer cada membro da equipe e possibilitar que cada um deles se conhecessem melhor fez toda diferença no dia a dia da empresa. Além disso, possibilitou definição de estratégias de contratação de novos colaboradores mais assertias, buscando atrair profissionais mais aderentes a cultura da empresa.

Pesquisa de clima organizacional

Eventualmente é aplicada outra importante ferramenta que utilizada na consultoria de gestão de RH: a pesquisa de clima organizacional.

Pois, através dela houve reestruturação no atendimento dos associados, que hoje conta com a entrega de produtos, gerando conforto aos clientes membros da associação. Logo, o associado pode contactar a empresa de diversas formas: indo à loja, pelo whatsapp ou por telefone. Após o contato, o associado ele tem suas dúvidas esclarecidas, podendo realizar seu orçamento e efetivar a compra para receber o pedido da forma como preferir, retirar na loja ou receber no endereço que indicar.

Mas, quando o associado não encontra o produto que deseja de pronta entrega, os atendentes realizam a encomenda, informando quando estará disponível e a melhor forma para recebê-la.

Pesquisa de satisfação do cliente

Todavia, com a pesquisa de satisfação do associado as reclamações diminuíram, os elogios aumentaram, o clima ficou mais agradável e descontraído, melhorando a energia da equipe, tornando-a mais motivada.

Entretanto, deve-se destacar outras conquistas:

◊ Desenvolvimento da liderança;

◊ Melhoria da performance da equipe para atendimento aos associados;

◊ Engajamento dos colaboradores nos projetos;

◊ Organização dos processos administrativos e de gestão de pessoas;

◊ Pesquisa de clima organizacional;

◊ Recrutamento e seleção de profissionais com perfil adequado;

◊ Política de valorização interna dos colaboradores com treinamentos e o plano de cargos e salários, que está sendo desenvolvido neste momento.

Treinamento e profissionalização da equipe

Sem dúvida, ao longo desse tempo, realizou-se diversos treinamentos, utilizando-se de dinâmicas, com objetivo de ter uma equipe consciente de si e da sua importância para melhor atender os associados.

Outro ponto-chave foi o one on one que é o momento de ouvir cada colaborador e entender suas dificuldades no desenvolver dos processos, compreender as necessidades de ajustes desses processos ou até mesmo de novos treinamentos.

Dessa maneira, o foco no atendimento dos associados é primordial e vem sendo trabalhado com simulações de atendimentos e dinâmicas de grupo.

No entanto, mensalmente, acontece o encontro com toda equipe para ajustes de processos e os treinamentos. Para ser mais produtivo, esses encontros são intercalados, um mês ajustes de processos, fluxos e outro treinamentos.

Vale ressaltar, o projeto “Cuidando da sua criança interior” que foi um sucesso. Foi um dia para os colaboradores relembrarem a infância através de brincadeiras e guloseimas. Essas informações foram obtidas após pesquisa aplicada pela Loris.

A  ASCOMBET tem muitos projetos e planos para o futuro e a Loris Consultoria sente orgulho em fazer parte deste projeto.

Dessa forma, o agradecimento especial da Loris ao presidente e diretora financeira pela confiança e a todos os colaboradores pelo empenho em fazer dessa ideia realidade.

Nova fachadaParabéns ASCOMBET pelo compromisso de buscar melhores preços para seus associados.

Inegavelmente a Loris é reconhecida por promover o engajamento de profissionais e empresas. Em suma, trabalhar a atração e seleção de talentos, consultoria de RH, planejamento estratégico do negócio e treinamentos personalizados é seu diferencial.

Contudo, a Loris acredita que desenvolver profissionais, alinhando às estratégias do negócio, é a alternativa que gera retorno ao empreendedor e ao profissional.

A fim de trazer soluções sempre personalizadas para seus clientes a Loris continua investindo em conhecimento e pesquisa, para estar sempre preparada para ser a base para voos cada vez maiores de seus clientes.

Loris Consultoria, Treinamento e Coaching.

Uma empresa que acredita nas pessoas

Marque uma reunião

Links úteis

WhatsApp!