O que os olhos veem o coração sente: a linguagem e os 5 sentidos

Existe um provérbio que conhecido que diz – o que os olhos não veem o coração não sente – Do ponto de vista da linguagem corporal, esse antigo provérbio, dito de forma não negativa – o que os olhos veem o coração sente – se encaixa perfeitamente.

Dos nossos cinco sentidos: olfato, tato, audição, paladar e visão, este último é responsável por grande parte da nossa interpretação e compreensão dos fatos da vida. De forma consciente ou inconsciente nossos sentidos nos ajudam a significar as coisas desde quando nascemos até quando morremos.

 

Como transmitir uma mensagem de forma a ser bem compreendido?

 

Podemos dizer que a linguagem, para ser eficiente e atingir o seu objetivo maior, deve se utilizar e se aprimorar através do estudo dos meios eficazes de transmitir uma mensagem baseando-se em todos esses sentidos.

Quantas vezes já entramos em uma loja e nos deparamos com um perfume suave, uma música agradável, com os objetos organizados de forma harmoniosa, e acabamos comprando algo de que nem precisávamos?

Talvez seja porque nossos sentidos, despertados por esses fatores, dispararam um gatilho em nossa mente que fez com que comprássemos determinado produto desta loja.

Na verdade, nesses casos, nossa mente pode estar querendo, inconscientemente, comprar não o produto, mas uma sensação agradável ou uma lembrança que todo aquele ambiente nos proporcionou.

 

A linguagem é um super poder!

Podemos dizer que a linguagem é um super poder que ao mesmo tempo que serve a bons propósitos, pode também servir a maus propósitos se, aqueles que dominam sua arte assim se dispuser a fazer.

Segundo o conceito do dicionário, a linguagem pode ser definida como qualquer meio sistemático de comunicar ideias e sentimentos através de signos convencionais. Portanto, a linguagem pode ser escrita, verbal e corporal, compreendendo neste último caso, gestos, expressões faciais, postura corporal e etc.

Não é à toa que em muitas áreas o estudo aprofundado da linguagem é matéria indispensável, como por exemplo na política, no direito, na criminalística, no marketing e publicidade, nas religiões, e em tantas outras áreas.

 

Que tal um exemplo?

Podemos citar a propaganda de uma determinada marca de cerveja. Para começar a cerveja é associada a lugares relaxantes como praias, em dias de sol escaldante, com homens e mulheres bonitos e pessoas descontraídas. Essas imagens são captadas pelos seus sentidos imediatamente e acabam induzindo-o a comprar aquele produto.

beba com moderação

Além disso, nesse mesmo exemplo, perceba que a propaganda é fechada com a frase sempre estruturada com o verbo “beber” na forma imperativa “beba com moderação”, ou seja, com moderação, mas beba (não deixe de beber)! Veja que a frase remete a uma ordem!

 

Quer mais um exemplo?

Outro exemplo que podemos citar são os discursos políticos em épocas de eleições quando um determinado candidato procura se conectar aos eleitores por meio do uso de uma linguagem adequada ao público alvo que visa atingir, como por exemplo o uso da palavra “salário”, ao invés de “renda”, “encostar” ao invés de “aposentar”, e outras várias expressões que nem sempre são usadas normalmente por quem faz o discurso, mas são escolhidas como estratégias de marketing, visando a busca de identificação com os destinatários da mensagem.

Poderíamos citar inúmeros exemplos, mas focaremos nesse momento apenas no que diz respeito à linguagem corporal e o que ela tem a ver com a eficiência ou ineficiência dos líderes nas organizações.

 

A linguagem corporal transmite mais verdade do que a linguagem verbal?

A mensagem verbal se perde quando não condiz com a linguagem corporal. As pessoas acreditam mais na linguagem corporal do que na linguagem verbal, principalmente aquelas que são mais sensíveis e observadoras.

Quando há um conflito entre o que se fala e o que se expressa em forma de gestos, expressões faciais e postura corporal compromete-se as relações de confiança e prejudica-se a inclusão.

 

Dessa forma, líderes devem se dedicar ao estudo da linguagem corporal para passar a mensagem que deseja aos os seus liderados de forma eficaz.

Você pode até mentir através das palavras, mas seu corpo, em algum momento, acabará revelando os seus sentimentos mais profundos, sem que você perceba.

É por essa razão que os líderes devem se preocupar em causar uma ótima primeira impressão em seus liderados.

 

Viu como é importante o estudo da linguagem corporal para a nossa vida?

 

Espero que tenha gostado do conteúdo deste artigo! Aprofunde seus conhecimentos nessa área, pois além de ser muito interessante é extremamente útil em todos os aspectos da nossa vida.

 

Por Amarílis Coimbra

Consultora da Loris

Deixe um comentário

Marque uma reunião

Outros posts

Links úteis