O problema da sua empresa é não saber o problema que ela tem!

Problemas sempre existiram e sempre existirão. São os motores que giram a roda da vida e nos fazem adquirir experiências, que nos ajudam a amadurecer. No entanto, saber identificá-los e extrair deles o ensinamento que se deveria adquirir através da auto reflexão nem sempre é tarefa fácil.

No que diz respeito a negócios e empreendimentos saber identificar os problemas que os impedem de nascerem ou mesmo de crescerem, já seria meio caminho andado para a sua solução.

O problema é que muitos empreendedores não conseguem identificar o que exatamente está causando a sua estagnação, a sua falta de clientes, seu problema de caixa ou até mesmo sua falência.

Segundo pesquisa feita pelo Sebrae em 2018, de todas as micro e pequenas empresas que abrem no Brasil, o que equivale a 6,4 milhões de empresas, apenas 55% delas conseguem sobreviver.

Ter boas ideias, criatividade, disposição, atitude, autoconfiança, otimismo e tantas outras qualidades importantes para se iniciar um negócio não são suficientes para garantir o seu sucesso. Além disso, é necessário ter planejamento, estratégia, diagnóstico e métricas.

Isso não quer dizer que é preciso ter tudo isso à risca para se iniciar um negócio, mas sem dúvida o básico, é sim, necessário para se evitar perda de tempo e dinheiro, transtornos e desgastes.

 

O que significa empreender?

Empreender realmente é trocar a roda do carro andando, é cair e levantar, é tentar e tentar de novo várias vezes, é laboratório! No entanto, a sabedoria nos ensina que pegar um pouco da experiência alheia, pode ajudar a encurtar esse caminho tão tortuoso e chegar um pouco mais rápido ao sucesso! Afinal de contas, nos foi dada a capacidade de pensar, raciocinar e refletir, a fim de fazer a melhor escolha.

Como dito, muitas pessoas não conseguem identificar o que de fato está causando seus problemas. Podemos citar como exemplos:

 

1 –  Baixa nas Vendas de Produtos ou Serviços

Algumas empresas acreditam que a culpa de suas vendas não aumentarem são por causa de seus colaboradores, que não se empenham, que não buscam prospectar novos clientes, que dão um mau atendimento, que são impacientes ou possuem postura imprópria com os clientes.

Todavia, em muitos casos, percebemos que, na verdade, essas empresas não remuneram adequadamente seus colaboradores, não promovem treinamento contínuo, não os estimulam ao crescimento profissional, não os elogiam para motivá-los a trabalhar mais e melhor.

 

2 – Baixa Lucratividade

Por um conceito bem simples, ter lucro em seu negócio nada mais é do que ter um resultado positivo que resulta da diferença entre o dinheiro que entra menos todos os custos e despesas necessários à realização da sua atividade.

Um dos problemas que podem estar relacionados a isso é não somente a falta de entrada de dinheiro, mas também o desconhecimento do quanto de dinheiro entre e o quanto de dinheiro sai diariamente, semanalmente e mensalmente na sua empresa.

A ineficiência ou falha no fluxo de caixa pode estar comprometendo o seu lucro já que sem ele você não conseguirá nem mesmo identificar se teve ou não teve sobras no mês, assim como não tomará as decisões mais acertadas quanto aos investimentos ou gastos a serem realizados.

Além disso, outros problemas podem estar relacionados à baixa lucratividade tais como a famosa confusão patrimonial entre os bens da empresa e os bens particulares dos sócios; apuração equivocada do custo de venda de um produto, formação de estoques desnecessários, falta de um bom marketing profissional, desconhecimento dos perfis de clientes que se interessam pelo negócio – o que eles querem?, onde estão? Do que gostam? Quais são suas necessidades? Quais são suas dores? .

 

3 –  Alta carga tributária

De fato os custos com tributos no Brasil estão longe de ser uma das mais baixas. No entanto, existem ferramentas que podem auxiliar empresas e contribuintes em geral a reduzir seus tributos de forma legal através de um planejamento tributário.

Entretanto, muitas empresas preferem economizar e não contratar especialistas na área tributária e fiscal para produzirem um estudo e um planejamento específico para o seu negócio.

Sabemos que em termos de tributação no Brasil a mudança legislativa é extremamente rápida e, um erro, pode gerar multas altíssimas, além de desgastes e transtornos com processos judiciais.

 

4 – Concorrência

 No mundo atual, inovar é algo que fica cada vez mais difícil. Tudo parece já existir e, na maioria dos casos, o que acontece é apenas um melhoramento ou otimização daquilo que já existe.

Embora isso aconteça, não podemos desanimar e achar que pelo fato de alguém já ter tido a mesma ideia que a nossa, tudo estará fadado ao insucesso. Isso porque somos seres únicos e individuais e por mais que tenham milhares de pessoas fazendo a mesma coisa, não será a mesma feita por você.

Dessa forma, você deve sempre rever as suas estratégias de prospecção. Quais técnicas estão sendo utilizadas? Quem são seus clientes ideais, aqueles que valorizam seu produto ou serviço, que vão dar ouvidos a você ao invés de escutar as milhares de vozes que ressoam nas centenas de canais de comunicação.

Você pode estar pensando também que, mesmo assim, a concorrência é muito cruel e que existem outros que podem ser melhor do que você mas aí eu te pergunto:

Por que não você? Cada ser humano é único e tem seu próprio brilho! E é justamente isso que fará com que seu cliente prefira você a outro profissional, pois você faz do jeito que o seu cliente quer!

 

Então, qual é o seu problema?

Talvez, após ler esse artigo, você descubra qual é o seu problema e perceba até mesmo que nem se trata de um caso digno de ser tratado como problema, mas algo que um mero ajuste de conduta ou simples mudança de hábitos possam resolver.

Às vezes pode parecer óbvio, mas o óbvio às vezes pode estar escondido! Ainda mais sob a perspectiva daquele que está inserido e vivenciando a situação na qual o problema se encontra instaurado.

De todas as questões apresentadas acima, como a sua empresa faz ou o que tem feito para identificá-los? Quais os indicadores, métricas e dados utilizados para avaliar os planos e estratégias que deverão ser utilizados para enfrentá-los?

 

Quais as soluções?

É por essa razão que buscar por consultorias, mentorias e opinião de um profissional que tenha um olhar diferente, que consiga ver as coisas sob uma outra perspectiva, pode ser a solução para ajudar você a identificar e a resolver os problemas que estão te impedindo de iniciar ou levantar voo no seu negócio.

Após identificado qual o real problema a ser enfrentando essa consultoria poderá te  ajudar também a fazer um plano estratégico com cronogramas, metas, métricas e tornar o resultado, que você tanto espera, algo muito mais palpável do que você imagina e em muito menos tempo.

 

Colocando em prática!

Dentre as várias ações que podem ser empreendidas citaremos algumas:

 

Treinamentos

Através do treinamento de equipes é possível transformar colaboradores em profissionais de alta performance na medida em que é dado a eles as ferramentas e o conhecimento necessários à execução de suas tarefas diárias.

O ideal é que os treinamentos de equipes sejam realizados constantemente e se torne uma rotina dentro das organizações, pois o conhecimento e as técnicas de vendas, de produtividade e de resultados se modernizam ininterruptamente.

Parar no tempo e achar que apenas um treinamento a cada ano é suficiente é um erro gravíssimo que pode afetar os resultados da sua empresa.

 

Análise de Perfil Comportamental

Como dito acima, somos seres únicos e é por essa razão que devemos ser tratados de forma desigual na medida da nossa desigualdade.

Instruir um vendedor a tratar os clientes da forma como ele gostaria de ser tratado, embora soe bem aos ouvidos, nem sempre fará com que o cliente fique satisfeito com o atendimento.

Suponha que Júlio, vendedor da empresa XXX Alimentos Ltda., seja uma pessoa extremamente detalhista, metódica e prolixa tenha que atender o cliente João, um homem muito atarefado, objetivo, direto e que não gosta de gastar seu tempo com detalhes.

Imagine se Júlio for atender João da forma como ele, Júlio, gostaria de ser atendido, com detalhes e longas explicações, dizendo por exemplo como aquele alimento foi produzido, suas etapas de processamento, etc., ele poderia ao invés de fidelizar o cliente afugentá-lo e mandá-lo para a concorrência.

Por meio da análise de perfil comportamental dos colaboradores, sócios e dirigentes de uma organização, realizadas por meio de ferramentas de coaching, é possível direcionar e adequar estas pessoas às funções que mais se encaixem com o perfil de cada uma delas.

Assim também como no caso de Júlio e João, a análise do perfil comportamental permitiria a Júlio compreender melhor o perfil de cada cliente da XXX Alimentos Ltda., realizando uma abordagem mais adequada.

 

Planejamento Tributário

Talvez esse não seja o problema de grandes empresas que possuem condições financeiras melhores para bancar grandes equipes de consultores, mas a vivência nos mostra que pequenas e médias empresas são muito mais afetadas pela falta de um planejamento tributário e, em muitos casos, isso pode ser fatal para a vida delas.

Isso, porém, não precisa ser motivo de desespero para os pequenos e médios negócios. A grande empresa não nasceu grande, ou seja, um dia ela já foi pequena. O que fazer então para não se afundar em dívidas tributárias e seguir rumo ao crescimento e sucesso?

Procure por informação e consultorias de qualidade, mas com custos menores. Geralmente, embora com pouco tempo no mercado, alguns profissionais muito qualificados conseguem reduzir o valor da sua consultoria para também formar sua clientela e conquistar casos de sucesso no seu negócio.

Você pode procurar também ajuda do Sebrae, de contadores e advogados especializados na área tributária.

Empreender realmente parece ser algo difícil e penoso, mas não precisa ser assim se você buscar parceiros certos. O medo de errar não deve ser um obstáculo à busca dos seus objetivos. Isso faz parte do seu crescimento!

De passo em passo, seguindo o seu planejamento estratégico e com os recursos e meios que você tem em cada momento, você vai trilhando o seu caminho. Ter consciência e discernimento do que é mais importante em cada momento é o que definirá o seu sucesso.

Pense nisso e comente o que você achou aqui embaixo.

 

Por Amarílis Coimbra

Consultora da Loris

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