Gloria Maria, inspiração por quebrar barreiras e protagonizar conquistas antes pouco prováveis para mulheres. Ela foi a primeira mulher e ainda a primeira negra a apresentar um jornal na televisão brasileira. Desde sempre derrubando gigantes.
Sua carreira começou cedo, aos 16 anos, na rádio. Atuou em grandes jornais, cobriu grandes eventos e entrevistou diversas personalidades mundiais. Mostrando que sua busca por desafios começou cedo. Vamos homenageá-la contando um pouco de sua trajetória, conquistas e o que podemos aprender com ela para também quebrar barreiras e protagonizar novas conquistas.
Do mesmo modo, nos encantou como mãe, ao adotar suas filhas, após as conhecer durante visitas que realizou à Organização de Auxílio Fraterno em Salvador, na Bahia.
Em seguida, para homenageá-la vamos relembrar:
⇒ 5 fatos marcantes desta grande repórter
⇒ 5 frases que nos inspiram
5 fatos marcantes desta grande repórter
1. Primeira pessoa no Brasil a usar uma lei contra o racismo
Em 1970, ela foi impedida de entrar na porta da frente de um hotel, quando um gerente disse que “negro não entrava por lá”. Imediatamente chamou a polícia e processou o gerente. Ela acreditava que o respeito deveria ser a todos, independente das diferenças. Uma vez publicou a seguinte frase de Morgan Freeman:
“O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela, ou Branca e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece.”
Recebeu críticas de seus seguidores. E então ela questionou: “Como lutar contra a desigualdade se não aceitamos as diferenças?”. Gloria relatou que sua trajetória, que se parecia com à de Freeman.
“Nascemos negros e pobres e conquistamos nosso espaço com muita luta. Não somos privilegiados”.
2. Visitou mais de 150 países
Encantava a todos com suas reportagens. Mostrava curiosidades, diversão e ainda falava de assuntos sérios como guerras e tragédias. Sempre tem o tom ideal para cada situação.
E assim, visitou e nos apresentou diversos países: alguns exóticos, outros pouco conhecidos, e muitos outros em situação de vulnerabilidade, sejam por razões da própria sociedade pobre e sem recursos, sejam causados por trágicos acidentes ou guerras.
3. Os segredos da beleza de Glória Maria
Criou-se uma lenda em torno de Glória Maria, já que ela se recusava a revelar sua idade. Na verdade, ela nasceu em 1949 e faleceu com 73 anos. Beleza e cuidado impediam a todos de ter certeza dessa idade.
Glória Maria disse em entrevista nunca ter feito plástica nem utilizado Botox. Em seguida, disse ser adepta a uso de cremes de beleza, chás e vitaminas. Deixando nos assim uma dica tão simples, mas que com disciplina é possível alcançar.
4. Pioneira no jornalismo
Gloria Maria foi uma desbravadora. Ela estreou na TV em 20 de novembro 1971, sendo a primeira repórter negra brasileira a apresentar um jornal. Também foi a primeira repórter a fazer um link ao vivo em 1976.
Ao longo de sua trajetória Gloria Maria entrevistou centenas de personalidades. Com Michael Jackson a entrevista foi no Pelourinho durante a gravação do clipe They Don’t Care About Us, em 1996. Ela pediu ao rei do Pop que dissesse algumas palavras aos brasileiros, e ele disse “Eu amo o Brasil”. Logo, ela falou que o amava também e ganhou um beijinho na testa do grande astro.
Em uma entrevista com Jô Soares, em 2014, Gloria Maria se emocionou e pediu uma foto com o apresentador. Ela tirou o celular do bolso para tirar a selfie e disse ser a primeira vez que fazia isso. E assim, levou o público e o comunicador ao delírio. Toda a elegância e simpatia com um toque de simplicidade. Isso encantava a todos.
5 frases marcantes de Gloria Maria
“O ser humano quer viver no mundinho cor de rosa, céu azul, mas a vida não é assim. A vida é feita de nuvens rosas e cinzas e eu aprendi a conviver.”, – Glória Maria.
“Como nasci em família muito pobre, fui acostumada com uma vida dura e sem frescura. A gente sempre acordava cedo, era o normal. E levei esse modo de vida espartano para a vida de repórter.”, – Glória Maria.
“Pois digo a você que não se deixe levar pelos seus pensamentos ruins, pois momentos ruins aparecem, mas os bons vêm logo em seguida.”, – Glória Maria.
“Fui a primeira mulher a fazer matérias de aventura na televisão, a voar de asa-delta, a cobrir guerra. Mas acho que fiquei conhecida mesmo porque subia em todos os morros e favelas sem problemas.”, – Glória Maria.
“Nada blinda preto de racismo, ainda mais a mulher preta. Nós somos mais abandonadas, discriminadas. Você tem que aprender a se blindar da dor. Se você for esperar o blindamento universal, você está perdida.”, – Glória Maria.
Mais do que uma jornalista, essa profissional cheia de talento e com uma simpatia fora do comum, foi um dos grandes exemplos que temos quando o assunto é superação e profissionalismo.
No entanto, hoje recebemos a triste notícia do falecimento da Glória Maria, aos 73 anos. Uma pessoa que faz parte da memória afetiva dos brasileiros, afinal, foi presença marcante em acontecimentos históricos da sociedade.
Glória Maria teve uma carreira identificada pela curiosidade e busca intensa por desafios. Com uma determinação contagiante e alto astral, foi uma palestrante de sucesso, despertando no público a capacidade de converter a apatia em ação.
Mulher, negra, repórter, mãe, suas inúmeras facetas nos deixarão grandes aprendizados. Descanse em paz.♥
AUTORA
Paula Lourenço
Consultora de RH
Administradora, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Coach de Carreira, Analista Comportamental DISC e PI, com mais de 15 anos de experiência no gerenciamento de equipes e processos de mudança.
paula.lourenco@lorisconsultoria.com.br
6 Comentários
Erica
02 fev 2023 - 3:02 pmArtigo incrível, conheci um pouco mais dessa personalidade sob uma perspectiva emocionante.
Blog da Loris
02 fev 2023 - 10:02 pmTambém nos emocionamos aos escrever este artigo. :)
Ana Paula Caixeta
02 fev 2023 - 3:02 pmEla foi um exemplo de mulher. Sua força, garra, determinação, alegria e superação será sempre lembrada.
Blog da Loris
02 fev 2023 - 10:02 pmExemplo para todas nós!
Cynthia
02 fev 2023 - 5:02 pmMatéria inspiradora!
Muito respeito e admiração pela história e trajetória dessa profissional que nos deixa tantas lições.
Blog da Loris
02 fev 2023 - 10:02 pmObrigada Cynthia pela contribuição, realmente grandes lições.