People Analytics ou análise de pessoas faz parte de uma das ferramentas que nos permite compreender os panoramas gerais e específicos da realidade interna de cada empresa. A partir daí construir estratégias para as diversas áreas da organização, trazendo grandes resultados para a empresa.
Recursos Humanos não é apenas aquela área que promove o recrutamento e seleção de candidatos, que entrega uma lembrancinha nas datas comemorativas da empresa ou que recebe as reclamações dos demais setores da empresa. Deve ser muito mais que isso!
Esse setor é o coração de uma organização pois, através dele, é que se torna possível trabalhar de forma eficaz com o recurso mais importante e valioso da empresa: seus colaboradores.
Para que isso aconteça, entretanto, é preciso inicialmente munir esse tão importante setor dos meios e recursos capazes de qualificá-lo a proceder de maneira estratégica na gestão de pessoas dentro da empresa.
Uma das metodologias que vem se mostrando muito eficiente neste aspecto, quando bem aplicada, é o People Analytics.
Mas, afinal o que exatamente é o People Analytics?
Análise de dados e comportamentos previamente coletados, ligados às pessoas de uma organização, com a finalidade de possibilitar a estruturação de um plano estratégico, com ações mais assertivas que trarão o resultado esperado dentro da empresa.
Essa metodologia se baseia em quatro fases:
- Coleta de dados: currículos, mapeamento de equipes, perfis comportamentais, descrição de cargos, sistemas de gestão, pesquisas internas para saber, por exemplo, o que motiva e o que desmotiva o colaborador na empresa.
- Análise: transformar os resultados, através de planilhas e gráficos, em informações estratégicas.
- Diagnóstico: identificar a realidade atual da empresa, do que precisa ser modificado, otimizado, readaptado, para que atinja os resultados esperados.
- Prescrição: definir ações e estratégias para otimizar o desempenho da empresa, aproveitando ao máximo cada colaborador, suas competências e habilidades.
People Analytics pode auxiliar estrategicamente o seu negócio!
Um dos primeiros e mais importantes dados que podem ser colhidos para análise, a fim de apresentar um panorama da equipe de colaboradores é o mapeamento de equipes. Através dele é possível identificar os tipos de perfis comportamentais predominantes em certo momento dentro do quadro de colaboradores.
Como se faz o mapeamento de equipe?
De acordo com a metodologia DISC, utilizado pela Loris Consultoria em seus processos de mapeamento de equipes, existem 4 perfis comportamentais que se destacam nas pessoas:
Executor, Comunicador, Planejador e Analista.
Nesse ponto, o People Analytics pode, através de um apresentação clara e didática, apresentar um panorama geral dos perfis comportamentais de uma equipe, conforme indicado abaixo:
Equipe A:
Veja que no exemplo acima, temos uma equipe formada em sua maioria por profissionais de perfis executor, seguidos dos perfis comunicador, planejador e analista.
Com base nesses dados o RH pode verificar: quais perfis são mais adequados a determinada função, quais setores precisam ser reorganizados para alcançarem suas metas, se pessoas podem ser recolocadas ou desenvolvidas para assumirem certas tarefas e vários outros pontos.
Colocar a pessoa certa, no lugar certo pode ser um desafio, mas com essa ferramenta de perfil comportamental esta tarefa pode ser realizada e trazer uma melhor performance para a empresa.
Fale com um consultor da Loris e descubra como implantar o People Analytics em sua empresa!
Por Amarílis Coimbra e Paula Lourenço
Consultoras da Loris