Pesquisas indicam que recrutadores demoram entre 6 e 10 segundos para descartar um currículo. Deixar seu currículo atraente para os recrutadores é fundamental para passar por essa primeira peneira e se diferenciar da concorrência.
É preciso adequar o currículo a vaga que está se candidatando, destacando as experiências e pontos positivos que fazem a diferença para aquele cargo.
Algumas dicas para refletir e melhorar seu currículo, claro que observando a oportunidade para a qual está se candidatando.
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Mais listas e menos parágrafos
Muito texto desestimula a leitura, ainda mais para o recrutador que está examinando vários currículos. Pode parecer só um detalhe, mas colocar listas ao invés de parágrafos torna a leitura mais clara e dinâmica, facilitando o trabalho do recrutador.
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Formatação clean
O visual deve ser limpo, com fontes tradicionais. Nada de colocar fontes modernas demais e que cansam ou dificultam a leitura. Deixe um espaço entre os parágrafos.
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Seja simples
Um currículo atraente é simples, e ao mesmo tempo tem profundidade, pois consegue em poucas palavras mostrar o potencial e experiência do candidato. O ideal é comunicar tudo e apenas o que importa, sem sobrar nem faltar nada. Você pode utilizar de aplicativos ou sites com modelos prontos que vão te ajudar.
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Utilize palavras usadas em sua área
Palavras-chaves fazem a diferença e iluminam os olhos do recrutador. O recrutador não faz leitura linear, do início ao fim. A primeira atitude é percorrer o documento rapidamente, por cerca de 10 segundos, buscando expressões que indiquem o perfil do candidato. Atraindo o recrutador com estas palavras, ele se interessará em conhecer os detalhes, fazendo uma leitura mais atenta.
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O mais importante deve estar no início
Buscando também agilidade para mostrar ao recrutador que você é o candidato ideal, coloque o mais importante no início do currículo. Pode ser um “mini-currículo” ou mesmo uma descrição de anos de experiência. Vai depender da vaga e sua experiência.
E a agora o segredo!
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Currículo “sob medida”
Adaptar o currículo às expectativas e características específicas do potencial empregador. Quanto mais customizado, melhor. Se a empresa busca um profissional com perfil ligado à gestão de projetos, por exemplo, coloque em evidência todos os cursos e experiências que você já teve na área. Se o empregador é uma startup “descolada”, aposte em um layout mais criativo e destaque os seus projetos mais arrojados. Só isso já é suficiente para colocar um candidato a anos-luz da concorrência.
Agora é hora de ficar atento às oportunidades!
Não espere o recrutador bater em sua porta, tome a decisão hoje de assumir a responsabilidade por sua vida profissional!
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Por Paula Lourenço
Gerente de RH, Consultora da Loris e Coach.