Afinal de contas, o coach é um vilão?

Muitas polêmicas em todas as profissões, mas afinal de contas, o coach realmente é um vilão? Ou isso é coisa de jornais sensacionalistas?

Para avaliar e tomar sua própria decisão é importante entender de fato o que é coaching. Então, vamos lá entender como o coaching pode ser um processo que visa buscar resultados.

O que é coaching?

Coaching é um processo de autorreflexão que busca, através de técnicas, a consciência do estado atual e gera ações para alcançar um objetivo pré-estabelecido. Neste processo utilizamos um mix de recursos através de técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas áreas como administração, psicologia, gestão de pessoas, neurociência etc.

Atenção para a dica abaixo:

Claro que cada coach deve utilizar as técnicas de sua área de conhecimento, bem como formação e experiência. Por exemplo, se o seu coach tem formação em psicologia, é natural que utilizará ferramentas desta área. Se seu coach por exemplo é um administrador de empresas, com experiência em liderança, vai utilizar esses conhecimentos para guiar as estratégias e técnicas.

Qual é o objetivo do coaching?

Seu objetivo é alinhar estratégias, definir ações e colocá-las em prática, para alcançar os resultados definidos no início do processo. Esse objetivo pode ser  pessoal ou profissional. Em outras palavras, o objetivo deve estar alinhado a formação, experiência e conhecimento do profissional coach.

Quanto tempo dura o processo de coaching?

Depende do objetivo. O processo de coaching pessoal, de carreira, liderança, por exemplo, dura entre 8 e 12 sessões, sendo concluído assim que o objetivo for alcançado. Mas, no entanto, um processo de coaching executivo pode ter 6 sessões.

Qual é o jeito certo de falar, coaching ou coach?

Vamos lá para as nomenclaturas:

Coaching: é o nome do processo de desenvolvimento. Por exemplo podemos dizer: “Estou iniciando meu processo de coaching na Loris Consultoria”.

Coach: é o nome do profissional que exerce a profissão no processo. Na tradução do inglês é o mesmo que técnico. Podemos dizer: “O nome do meu coach é Paula”.

Coachee: é a pessoa que passa pelo processo, ou seja, o cliente. Podemos falar assim: ”Eu enquanto coachee, estou aprendendo muito sobre mim, e estou alcançando excelentes resultados.”

Estamos vivendo em um mundo em constante mudança, gerando indivíduos cada vez mais conectados em tecnologias e desafios. O coaching veio como forma de buscar resultados, através de ações estrategicamente direcionadas e estruturadas. Segundo a Americana Vikki Brock, que é PhD em Coaching e Desenvolvimento Humano:

“O Coaching surgiu para preencher a necessidade de mudanças rápidas e complexas, em um mundo interativo e fluído.”

História do Coaching

O termo Coaching existe desde a idade média, quando era utilizada para descrever o condutor de carruagens. Esses profissionais eram chamados de cocheiros, ou aquele que conduz o coche — que era como se chamavam as carruagens. Os cocheiros eram os profissionais que conduziam os passageiros até o destino desejado.

Com o tempo o termo foi se reestruturando, e hoje temos o conceito do coaching como processo de trabalho mais amplo. O coaching é um processo que visa buscar resultados.

“O Coaching possui um amplo quadro intelectual, que se fundamenta na sinergia, na correlação e na prática de muitas disciplinas.” — Vikki Brock

Por que fazer coaching?

O processo de coaching já é tema de debate nos veículos de comunicação no Brasil, o que demonstra que a população está se interessando e querendo conhecer o tema. Claro que como qualquer profissão, temos muitos “charlatões” por aí. Por isso é importante, antes de contratar o profissional, pesquisar sobre ele, suas experiências e também relatos de clientes já atendidos.

Afinal, quando devo procurar um coach?

  • Uma nova vaga na gerência será aberta na firma e você não sabe o que fazer para se destacar e conquistar a promoção.
  • Um grande projeto precisa gerar bons resultados sob sua responsabilidade na companhia.
  • Você percebeu que precisa desenvolver novas habilidades, já que gostaria de ser um gestor e ainda não sabe coordenar uma equipe.

Em algum momento da carreira você ficará diante de pelo menos um dos cenários citados acima. E é por motivos bem parecidos com esses que muitos profissionais recorrem ao coaching.

O processo de coaching será importante para o autoconhecimento, determinação das potencialidades e foco de melhorias para se alcançar o resultado desejado.

Você pode aprender mais também acessando: A origem mítica e literária do mentor

O Coaching e demais abordagens de desenvolvimento humano

O processo de coaching pode ser confundido com outros processos de desenvolvimento humano. Por isso, vamos destacar esta diferença para que você entenda de fato o que é coaching. O coaching é um processo que visa buscar resultados. Seguem definições de diferentes processos para melhor entendimento:

Mentoring:

É um termo inglês, normalmente traduzido como “tutoria”, “mentoria” ou “apadrinhamento”. O mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente. Ou seja, há a transmissão de conhecimento.

Counseling:

É uma palavra de origem inglesa, que significa “aconselhamento”. É um processo que acontece entre duas pessoas (um profissional especialista e o cliente), que tem como objetivo ajudar a pessoa a fazer as escolhas certas tanto no lado pessoal ou profissional. O aconselhamento atua de forma direta nas ações do indivíduo, sem aprofundar em crenças, valores, superação de limites ou crenças limitantes.

Terapia:

A psicoterapia vem do grego e significa “curar a mente”. Tem por finalidade tratar distúrbios psíquicos como: ansiedade, síndrome do pânico, traumas e depressões, por exemplo. O objetivo deste tratamento é curar o paciente de males que afetam sua saúde mental para que tenha mais qualidade de vida.

É importante deixar claro que Psicoterapia e Coaching são processos diferentes. Para vivenciar o processo de coaching o indivíduo deve estar em plenas condições psicológicas.

Treinamento:

É um meio para adquirir habilidades ou conhecimento por meio de estudo, experiência ou ensino. Em outras palavras, preparar pessoas para a execução de diversas tarefas nas empresas. Também proporcionar oportunidades para o desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções para as quais a pessoa pode ser considerada.

Consultoria:

É o ato de oferecer soluções específicas, com intuito de atender necessidades e objetivos de determinados clientes. Neste sentido, é realizado um diagnóstico e apresentação de possíveis soluções relacionadas a um assunto ou especialidade. É um serviço muito comum no meio empresarial.

Ensino:

É uma forma de transmissão de conhecimento, como forma de educar. Existe a relação Professor x Aluno, onde professor sabe algo que o aluno não sabe, bem diferente do coaching onde o cliente é o especialista e é ele quem tem as respostas, não o coach.

 

Relembrando:

Coaching é um processo de análise interna, de refletir sobre quem somos, buscando, através de técnicas, tomar consciência do “eu”, gerar ações para alcançar resultados pré-estabelecidos. O coaching é um processo que visa buscar resultados.

Explicando as nomenclaturas podemos dizer que coaching é o processo, coach é o treinador, quem irá conduzir o processo e coachee será o cliente, a pessoa que terá a vida transformada.

As técnicas, ferramentas e conhecimentos aplicados no processo se originaram de diversas áreas de conhecimento, dentre elas a administração, a psicologia, a gestão de pessoas e a neurociência. Finalmente, o resultado esperado é transformar de forma positiva a vida dos clientes (coachees), em curto tempo, entre 8 e 12 sessões. O coachee quem direcionará, através de seu descobrimento como ser humano, o caminho a seguir.

Neste sentido, ele terá um aprendizado profundo sobre quem é e onde quer chegar, conseguirá traçar as metas e seguir, mesmo após finalizado o processo. Ele não se torna dependente do seu treinador (coach), ou seja, ele se torna preparado para pensar, definir ações e agir!

Importante!

Vale ressaltar que o profissional coach, em sua maioria, possui experiência ou formação em outra área de conhecimento, e assim atuará no nicho que mais se adequa ao seu conhecimento, gerando assim maiores possibilidade de resultados positivos. Por exemplo, profissionais formados em administração, com ênfase em gestão de pessoas, poderão atuar como coach de negócios, liderança ou carreira. Assim utilizarão as ferramentas do coaching aplicada a sua experiência e formação anterior.

O profissional coach competente e que atua nesta profissão de forma consciente e com qualidade será capaz de ouvir na essência, saber fazer as perguntas certas, honrar e respeitar a história de seu coachee e definir metas e objetivos conscientes.

Estamos vivendo em um mundo em constante mudança, o coaching veio então como forma de buscar resultados, através de ações estrategicamente direcionadas e estruturadas.

Por Paula Lourenço

Coach e Consultora da Loris

1 Comentário
  • Paula

    19 fev 2022 - 8:02 pm

    O coaching, que se conduzido por um profissional competente poderá trazer muitos benefícios.

Deixe um comentário

Marque uma reunião

Outros posts

Links úteis