Pessoa manipuladora no trabalho, como reconhecer.

Estresse, ansiedade, crises no mercado, reclamações de clientes e metas a serem alcançadas, são temas recorrentes que podem causar mal-estar no trabalho. Um fator ainda mais desagradável e que faz os dias ficarem mais pesados e cansativos é ter uma pessoa manipuladora como colega de trabalho.

É difícil detectar que isso está acontecendo porque ele geralmente é tão convincente, tão conquistador que você provavelmente não deve ter percebido ainda. Alguém pode estar sugando as suas energias e você ainda não sabe disso.

Como não é possível mudar o outro e pode ser que você goste do seu trabalho e queira se manter nele, talvez seja hora de refletir sobre o assunto e não ser mais um a contribuir com o alto nível de rotatividade. A primeira ação a tomar é identificar e neutralizar o comportamento da pessoa manipuladora, e assim promover você mesmo um ambiente de trabalho mais leve.

ambiente tóxico

Influenciar pessoas é o mesmo que manipular?

É importante distinguir uma influência saudável da manipulação psicológica. Uma influência social saudável ocorre frequentemente nos relacionamentos profissionais, são relações construtivas que trazem benefícios a ambas as partes. Já a manipulação psicológica é utilizada para benefício de um, em detrimento de outro. Neste caso há um desequilíbrio, onde um é o dominador, detentor do poder e outro a vítima.

 

Em geral, os dicionários definem a manipulação como uma atitude voltada para a falsificação da realidade com intuito de induzir alguém a pensar ou agir de determinada forma. Expressões como “manobra deliberada”, “intenção suspeita”, “desejo de ocultar e de enganar”, voltadas para o controle e o desvio do pensamento e da ação de uma outra pessoa são comuns nas definições de dicionários. Em diferentes domínios o termo se aplica como manipulação de informações. EMEDIATO (2023)

Como identificar a pessoa manipuladora?

Abaixo algumas características comportamentais que pode ter uma pessoa manipuladora:

Dominador:

O manipulador costuma menosprezar quem está a sua volta. Usa da culpa como uma forma de estabelecer e manter essa relação. Ele detém o poder, o conhecimento, a informação e sabe mais que todos. Você vai se sentir culpado quando não atender aos desejos dele.

Não deixam claro o que querem:

Eles são as” letrinhas miúdas” ao final de um contrato. Ele não deixa claro, para que depois possa afirmar que disse ou fez algo diferente do que você pensa. Eles distorcem as informações. Vai dizer ao final que você é quem não entendeu o que ele disse.

Sofredor:

Não assume erros e os coloca na conta de outra pessoa. Tal qual, assume a posição defensiva e culpa colegas, trabalho, chefe, empresa, mercado, clientes e quem for preciso para continuar sempre sendo o destaque, mesmo que neste caso seja o de sofredor, desvalorizado.

Manipulador:

Convence todos a seguirem seus projetos, é conquistador e se utiliza dos outros para alcançar seus próprios objetivos. É egoísta e interesseiro. E assim, vai descartar você assim que conseguir o que quer, ou quando perceber que não precisa mais de você.

Envolvente:

Muito envolvente, interessante, prestativo, educado, popular. Todos gostam dele. Está sempre por perto demonstrando que quer ajudar. Mas, fique desconfiado, mesmo que se sinta seduzido pelos favores, ele vai querer algo em troca, nem que seja muitos elogios e regalias.

Desqualificador:

Menos elogios e mais comparações e críticas. Portanto, ele tenta te diminuir para que ele se sinta superior. Ele sabe identificar seus pontos fracos e vai usá-los para convencer você a desistir de algo que você quer, em benefício dele. Dessa forma, de maneira sutil e sem que você perceba, ele diminuirá seus esforços para que ele seja superior.

pessoa manipuladora

 

 

Enfim, essas características são comuns a muitas pessoas, e por isso para identificar que se trata de um manipulador observe se o comportamento acima citado é utilizado por esta pessoa para sempre ganhar ou levar vantagem sobre você. O manipulador “se faz” de bonzinho, sedutor, para receber algo em troca.

 

 

Contanto que você não prejudique outras pessoas, tem o direito de se proteger. Seguem algumas dicas:

  1. Evite se envolver com a pessoa manipuladora e quando não for possível evitar, trate somente do necessário;
  2. Reflita sobre os pensamentos que você tem quando essa pessoa se dirige a você. Se frequentemente se sente culpado, reflita se esses pensamentos são verdadeiros. Você pode estar caindo na armadilha, vai se sentir culpado e logo pedirá desculpas. Lembre-se que você não é o problema;
  3. Quando ele lhe pedir para fazer algo por ele, avalie se esse pedido faz sentido, se é algo que realmente é de sua competência ou responsabilidade. Reflita se há injustiça nesse pedido. Para isso faça perguntas a ele para detectar se realmente deve fazer o que ele pediu;
  4. Quando tiver dúvidas sobre as atitudes dele, ganhe tempo, não responda de imediato e assim poderá avaliar com calma. Diga “Vou pensar sobre isso”.

Pessoas manipuladoras podem ter traços de transtorno de personalidade ou até o próprio transtorno em si. Os transtornos mais comuns para os manipuladores emocionais são: o Transtorno de Personalidade Narcisista, o Transtorno de Personalidade Antissocial e o Transtorno de Personalidade Borderline.

Se você convive com uma pessoa extremamente manipuladora e essas dicas não têm sido suficientes para trazer um alívio ou leveza no seu ambiente de trabalho, e você se sente cansado, ansioso, procure uma ajuda psicológica.

E aí? Você convive ou já conviveu com uma pessoa manipuladora no trabalho? Conta nos comentários suas experiências e depoimentos.

 

Paula Lourenço

Consultora de RH

Administradora, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Psicóloga em formação, Coach de Carreira, Analista Comportamental DISC e PI, com mais de 15 anos de experiência em Gestão de RH.

paula.lourenco@lorisconsultoria.com.br

 

Bibliografia:

EMEDIATO, Wander. Manipulação e argumentação. Universidade Federal de Minas Gerais. Acesso em 16/05/2023: https://www.aaretorica.org/revista/index.php/retor/article/view/198/189

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