Cuidando da nossa criança interior como Projeto de RH

Vive em cada um de nós, em nossa mente, nossa criança interior. Trabalhar esse tema em empresas  poderá trazer maior engajamento, sentimento de valorização, estimular criatividade e ainda melhorar os relacionamentos. Vale a pena conhecer um pouco mais do projeto “Cuidando da criança interior” proposto pela Loris.

Ela é aquela que experimentou a vida e se adaptou a alguns padrões e comportamentos para viver. Está na parte inconsciente da nossa mente, onde está localizado nossas necessidades não satisfeitas, emoções reprimidas da infância, nossa criatividade, intuição e capacidade de brincar. Nossa criança interior permanece em nós, as vezes um pouco adormecida, mas ainda presente.

Nossa criança interior se manifesta em nós através de nossos relacionamentos, pois carregamos muito dos relacionamentos que tivemos com as pessoas que nos criaram, refletindo na fase adulta. E as pessoas de nossa infância, em sua maioria, carregaram seus próprios traumas e que não foram resolvidos e herdados de seus antepassados. Então, eles também não souberam lidar com suas emoções e tiveram dificuldades de lidar com as nossas.

Desse modo, buscamos nos adaptar para agradar nossos pais, avós, tios ou seja aquelas pessoas que nos criaram, valorizando em nós aquilo que eles valorizam como “bom” e rejeitando em nós o que eles consideraram como “ruim”, “más” ou que causavam vergonha.

Por quê é importante cuidar da nossa criança interior?

Cuidar da criança interior que vive em cada um nós e que está ferida, pode nos trazer:

  • > Aumento da autoestima;
  • > Aumento da autoconfiança;
  • > Melhor a imagem corporal que vemos em nós;
  • > Resiliência;
  • > Reduzir medos de abondano;
  • > E ainda aliviar a fadiga mental.

Resgatar boas lembranças

A criança quando brinca ela é espontânea e está alegre. Resgatar as memórias boas faz o coração vibrar e todo o corpo receber boas energias. Alivia o estresse do dia a dia e ativa a criatividade. Poucos minutos dedicados a resgatar as boas lembranças transforma a vida do adulto, trabalha o autoconhecimento, melhora a autoestima e autoconfiança em si para as coisas que precisa realizar, reduz os medos, entre outros benefícios.

Assim, o principal objetivo é  que a empresa proporcione a todos os colaboradores que queiram, no momento de lanche ou almoço, um resgate de suas memórias com brincadeiras que devem ter brincado quando crianças e também o conhecimento de novas brincadeiras.

E como cuidar da criança interior pode melhorar o clima organizacional?

Melhorar o clima organizacional através de um momento onde é proporcionado ao colaborador o sentimento de cuidado e valorização, pode trazer grandes benefícios no dia a dia da empresa.

Proposta de atividade para fazer na sua empresa:

1- Realizar pesquisa com os colaboradores para começar a despertar neles as boas memórias das brincadeiras de criança que experenciaram, onde deverão informar:

    • > Idade:
    • > Indicar as brincadeiras com as quais brincava quando criança (apresentar uma lista de brincadeiras para eles marcarem e espaço para quem marcar “outras”, escrever aquelas que ele se lembrou).

2- Disponibilizar alguns brinquedos ou brincadeiras para que os colaboradores possam se divertir em poucos minutos, no momento de lanche ou almoço, resgatando suas lembranças de quando brincavam quando era criança.

Para este momento a empresa poderá disponibilizar, em um dia da semana (É uma excelente dinâmica de envolvimento com colaboradores a ser realizada em datas especiais como dia das mães, dia dos pais e ainda mais especial no dia das crianças). E assim colocar os jogos e brinquedos, estimulando o cuidado com a criança interior, com as sugestões:

    • > Incluir banner ou cartaz com a descrição de como realizar algumas brincadeiras de criança;
    • > Guloseima(s) a escolher (Sugestão: sorvete, picolé, bala, chocolate, pipoca, algodão doce, bolo, cachorro quente, etc) que também remetam ao que comia quando criança.

Despertar essa criança, é despertar seus sonhos, seu propósito de vida e trazer de volta aquela alegria genuína que só as crianças têm, estimulando, em você mesmo, sentimentos de coragem, resiliência e felicidade, que te ajudarão a realizar seus objetivos de forma mais leve e verdadeira.

Patricia Gonçalves

Atividade prazeirosa, com baixo custo e com uma repercussão muito positiva. Alivia dores emocionais e estimula a brincadeira entre pais e filhos.

 

AUTORA

Ana Paula Caixeta e Paula Lourenço

Consultoras de RH

Administradoras, Coachs de Carreira e Analista Comportamental.

contato@lorisconsultoria.com.br

Deixe um comentário

Marque uma reunião

Outros posts

Links úteis