3 dicas para aumentar sua presença como líder usando a linguagem corporal

Existe um consenso na literatura de que ser líder é diferente de ser chefe. De fato, quando falamos em líder há uma conotação de que existe uma relação entre aquele a quem se segue e os seus seguidores.

Dessa forma, líder é aquela pessoa que tem a capacidade de se conectar a mais pessoas e que consegue envolvê-las para, juntas, alcançarem um determinado objetivo.

O líder, portanto, deve ter características como carisma, empatia, cordialidade, gerar relações de confiança, poder de persuasão, inteligência emocional e o mais importante, saber usar a linguagem em todas suas formas.

A linguagem é um super poder!

Podemos dizer que a linguagem é um super poder que ao mesmo tempo que serve a bons propósitos, pode também servir a maus propósitos se, aqueles que dominam sua arte assim se dispuser a fazer.

Segundo o conceito do dicionário, a linguagem pode ser definida como qualquer meio sistemático de comunicar ideias e sentimentos através de signos convencionais. Portanto, a linguagem pode ser escrita, verbal e corporal, compreendendo neste último caso, gestos, expressões faciais, postura corporal e etc.

Não é à toa que em muitas áreas o estudo aprofundado da linguagem é matéria indispensável, como por exemplo na política, no direito, na criminalística, no marketing e publicidade, nas religiões, e em tantas outras áreas.

Que tal um exemplo?

Podemos citar a propaganda de uma determinada marca de cerveja. Para começar a cerveja é associada a lugares relaxantes como praias, em dias de sol escaldante, com homens e mulheres bonitos e pessoas descontraídas. Essas imagens são captadas pelos seus sentidos imediatamente e acabam induzindo-o a comprar aquele produto.

A linguagem corporal

A mensagem verbal se perde quando não condiz com a linguagem corporal. As pessoas acreditam mais na linguagem corporal do que na linguagem verbal, principalmente aquelas que são mais sensíveis e observadoras.

Quando há um conflito entre o que se fala e o que se expressa em forma de gestos, expressões faciais e postura corporal compromete-se as relações de confiança e prejudica-se a inclusão.

Dessa forma, líderes devem se dedicar ao estudo da linguagem corporal para passar a mensagem que deseja aos os seus liderados de forma eficaz.

Você pode até mentir através das palavras, mas seu corpo, em algum momento, acabará revelando os seus sentimentos mais profundos, sem que você perceba.

Mas afinal, como aumentar sua presença como líder usando a linguagem corporal?

  • Postura – como dito anteriormente, manter uma postura ereta e elegante fará com que as demais pessoas te vejam como uma pessoa disposta, com boa energia para o trabalho.

  • Ocupe espaço – Em uma reunião procure levantar-se e movimentar-se para falar. Caso esteja sentado espalhe seus objetos pela mesa para aumentar o uso do espaço. Isso causará um sentimento às pessoas à sua volta de que você não está retraído e se sente à vontade para falar e sabe do que está falando.

  • Gesticule – Faça gestos suaves e controlados na altura da cintura e com as palmas das mãos viradas para baixo. Isso transmitirá controle e confiança.

Quer saber mais sobre linguagem corporal? Então leia estes outros artigos no nosso blog!

 

6 segredos para causar uma primeira impressão positiva

 

O que os olhos veem o coração sente: a linguagem e os 5 sentidos

Por Amarílis Coimbra

Consultora da Loris

 

1 Comentário

Deixe um comentário

Marque uma reunião

Outros posts

Links úteis