7 passos para recolocação profissional

A recolocação profissional pode vir através de uma decisão, que pode ser motivada por desejo de crescimento ou mudança, ou pode vir através de um desligamento, o que a torna compulsória.

Independente do gatilho que originou a necessidade de se recolocar no mercado, pensar estrategicamente é a melhor forma de alcançar resultados positivos.

 

Falaremos então de 7 passos importantes para obter sucesso na recolocação profissional.

 

1º Passo: Autoconhecimento

Já é usual dizer que o autoconhecimento é a base do sucesso profissional, porque quanto mais conhecemos nossas forças mais podemos usá-las a nosso favor. E quanto mais conhecemos as fraquezas, mais podemos desenvolvê-las.

Para quem não planejou se conhecer e agora deseja ou precisa se recolocar no mercado, é hora de partir para a ação.

 

2º Passo: Análise Perfil Comportamental

A Análise de Perfil Comportamental é um olhar para si, direcionado através de uma ferramenta com cerca de 95% de confiabilidade. Através desta análise identifica-se seu principal perfil comportamental, ou seja, como é sua forma de agir, de trabalhar, e como isso inspira nas suas atitudes. Além disso, indica como está seu nível de energia, como o meio influencia seu desempenho, como está sua positividade, auto estima, flexibilidade, como reage sob pressão e como toma as decisões.

 

3º Passo: Avaliação de currículo

Pesquisas indicam que recrutadores demoram entre 6 e 10 segundos para descartar um currículo. Deixar seu currículo atraente para os recrutadores é fundamental para passar por essa primeira peneira e se diferenciar da concorrência.

É preciso adequar o currículo a vaga que está se candidatando, destacando as experiências e pontos positivos que fazem a diferença para aquele cargo.

 

4º Passo: Estratégias para recolocação

Agora é hora de pensar estrategicamente. Você já conhece seus pontos fortes, seus valores, já sabe o que quer e se sente confiante, então é o momento de definir ações e meios ideais para conquistar seu novo emprego.

 

5º Passo: Redes Sociais

Hora de analisar e definir estratégias para suas redes sociais, pois é lá que muitos recrutadores estão. Você acompanha as redes sociais das empresas para as quais sonha trabalhar? Você está envolvido e posta mensagens que reproduzem exatamente quem você é? Ou você tem um personagem nas redes sociais, que nada lembram seu jeito de encarar a vida e os desafios? Vale a pena rever, excluir o que não está legal e se posicionar com maturidade quem você é e como deseja ser visto pelos outros, para que a mensagem esteja clara.

 

6º Passo: Preparação para entrevista

Hora de treinar! Isso mesmo, você pode treinar simulando entrevista com alguém com quem você confia e melhor ainda com um profissional especializado em recolocação. Os maiores palestrantes treinam muito antes de subir ao palco, e porque você não deveria fazer o mesmo? É isso mesmo, quanto mais falamos de nós mesmos, mais nos entendemos e mais confiantes ficamos para “vender” nosso serviço.

 

7º Passo: Consulta com psicólogo

Se você trava na hora da entrevista, tem dificuldade em expressar suas qualidades e até mesmo os defeitos, pode ser hora de fazer uma consulta psicológica para entender de onde vem esse medo, essa insegurança ou até mesmo essa timidez que te impede de conquistar novas oportunidades.

 

Seguiu os 7 passos?

Agora é hora de ficar atento às oportunidades!

Não espere o recrutador bater em sua porta, tome a decisão hoje de assumir a responsabilidade por sua vida profissional! Na Loris temos várias oportunidades, fique ligado!

 

Por Paula Lourenço

Consultora da Loris

Deixe um comentário

Marque uma reunião

Outros posts

Links úteis